Séries para Leigos: The Neighbors

A família Weaver vivia uma vida relativamente normal, até se mudarem para um condomínio fechado chamado Hidden Hills. Em sua nova residência, eles começam a conhecer seus novos vizinhos. Todos com nomes de celebridades do esporte, os vizinhos passam a impressão de serem estranhos e alienados, o que faz total sentido depois que os Weavers descobrem que, de fato, a comunidade é de outro planeta. Os Zabvrovianos estão presos na Terra há 10 anos esperando mais instruções de seu planeta natal. Eles comem livros, usam o banheiro como jardim e veem o Halloween como uma época de guerra. Ao fazer amizade com a família do líder dos extraterrestres, os Weavers os ajudam a entender a natureza humana, e os Bird-Kersees fazem como que eles se tornem uma família melhor.

the-neighbors 1

Eu sei, parece uma série ruim dos anos 80. Mas essa é a grande sacada de The Neighbors. Eles pegam temas e situações aparentemente clichês e transformam num roteiro bem bolado. O resultado é uma sitcom engraçada que satiriza o cotidiano humano de forma inteligente. Eu admito que os primeiros episódios são meio estranhos demais, mas eles estão melhorando e criando uma identidade própria bem distinta. Os diálogos são feitos num passo acelerado, e o humor negro está presente em 80% do programa. O interessante é que mesmo com os conceitos sci-fi, a trama foca bastante na dinâmica familiar, fazendo com que temas como amizade e lealdade sejam de grande importância – e não de uma maneira brega.

O criador e co-produtor de The Neighbors é Dan Fogelman, responsável pelo roteiro de filmes como Carros, Enrolados e Amor a Toda Prova (agora você entende o conteúdo familiar na série). Ele teve a ideia para o seriado depois de visitar sua mãe que mora num condomínio fechado. Fogelman diz que as casas são praticamente grudadas umas nas outras, e mesmo assim sua mãe conhecia muito pouco de seus vizinhos. Eles poderiam ser aliens, e ela não faria a mínima ideia.

the-neighbors 2

A série começou a ser exibida na fall season de 2012, e está no seu 15º episódio. A ABC já garantiu os 22 episódios da temporada, e embora o programa ainda não tenha sido renovado para um segundo ano, as perspectivas são boas. Nos Estados Unidos, The Neighbors vai ao ar todas as quartas-feiras, e no Brasil, nenhum canal anunciou que estaria comprando ou exibindo os episódios. Muitos criticaram o seriado por seu piloto, mas vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões.