Resenha: Ultraman (livro)

Publicado pela Editora Estronho, Ultraman é o quarto volume da Coleção TV Estronho. Foi escrito por Danilo Sancinetti Modolo, com prefácio de Alexandre Nagado e revisão de Heidi Gisele Borges e Marcelo Amado. Danilo é também o criador do canal de YouTube Tokudoc, no qual fala sobre tokusatsu em geral.

Sinopse:

“Japão, 1966. Kagaku Tokusoutai – ou a Patrulha Científica – foi criada para investigar e combater monstros gigantes e alienígenas que ameaçassem a Terra. Nascia assim Ultraman, personagem criado pelo mestre dos efeitos especiais Eiji Tsuburaya. Tema do livro de estreia de Danilo Sancinetti Modolo, Ultraman é o mais famoso super-herói do Japão e um dos mais conhecidos do mundo. Para o autor, o personagem é ‘referência para outras produções dentro e fora do gênero tokusatsu, e tem seu nome ligado a histórias de heróis e monstros no Brasil e no mundo”.
Este livro reconstitui a história do personagem, da série de TV e de suas obras derivadas, e entrevista com exclusividade os dubladores brasileiros. O prefácio é de Alexandre Nagado, da revista Herói e do site Omelete, para quem – e para todos os fãs – Ultraman é eterno!”

Segundo o autor, este livro foi escrito quando Ultraman completava 50 anos (em 2016) e serve para homenagear o herói, o legado que ele deixou e os fãs antigos e novos.

Danilo começou contando sobre a própria história com o gênero Tokusatsu e Ultraman e como ele é um fã da série. Falou também sobre o principal criador, Eiji Tsuburaya, como a série veio a ser criada, histórias de bastidores das gravações, dificuldades de adaptações e reciclagens de fantasias. Inseriu também um guia de episódios da série citando até os monstros presentes em cada um, e também colocou muitos fatos e curiosidade sobre o Universo Ultra da TV e do cinema até hoje, participações dos atores em outras produções e até entrevistas com os dubladores da 2a. dublagem da série, feita nos anos 90. Danilo também pesquisou muito e conseguiu colocar no livro as datas exatas de estreia de cada uma das séries aqui no Brasil, o que é um grande feito, pois pouco se preservou da memória televisiva brasileira.

O livro foi feito para todos aqueles que, no mínimo, já ouviram falar do seriado e da franquia. Você pode apenas ter assisitido a série na infância e esquecido dela com o passar do tempo, como ser um grande fã que quer saber mais sobre o herói. Tem de tudo, de uma introdução básica a curiosidades que nem a internet conhece bem, como as datas de estreia que falei acima. O livro é objetivo – começa pelo início de tudo, passa pelo sucesso no Brasil e termina com outras mídias que a franquia gerou e gera até hoje. Então, se você assistiu aUltraman ou a qualquer uma das séries e filmes e/ou se é um fã do gênero e quer saber mais sobre o gigante que deu origem a tudo, esse livro é para você.

O livro possui uma fonte relativamente pequena, mas a leitura é confortável mesmo para quem usa óculos. Encontrei alguns erros de revisão, mas estes não comprometem o entendimento do texto.
Coleção TV Estronho tem Saulo Adami como coordenador, Marcelo Amado como editor responsável, Eduardo Monteiro como ilustrador das capas. Marcelo Amado também fez o projeto gráfico e todas as imagens usadas foram liberadas pelos estúdios e/ou colecionadores. Os volumes já lançados da coleção são, na ordem de lançamento, Perdidos no EspaçoShazam, Xerife e Cia; e Kung Fu. O próximo a ser lançado será O Incrível Hulk.

Ultraman pode ser encontrado nas livrarias e no site da Editora Estronho por R$ 44,90:

http://www.estronho.com.br/loja/

http://www.estronho.com.br/loja/tv/253-ultraman.html